Translate

domingo, 15 de setembro de 2013

70 anos de uma tragédia para nunca ser esquecida



Eu adoro história, no momento de escolher a minha carreira, fiquei seriamente em dúvida entre fazer faculdade de história ou direito. 

Na triste ilusão de que como advogada eu teria chances de ganhar dinheiro (hahahahhahha) acabei optando pelo direito. Não me arrependo, ainda estou esperando a parte financeira, mas me considero uma advogada bem resolvida.
Nem por isso a minha paixão pela história ficou de lado e quando fiquei sabendo que na próxima semana Nantes lembrará  70º aniversário de dois dos piores bombardeiros sofridos durante a 2ª guerra mundial, não resisti em escrever um post para o blog.

Afinal, nós no Brasil estudamos tanto a 2ª guerra Mundial, seus horrores, mas é tudo tão distante é tudo tão longe é “lá na Europa” e quando se está em uma cidade que viveu e sofreu isso e as vezes ainda colhe os “frutos podres” desse período negro (já que não é raro em escavações ou construções encontrarem bombas que não explodiram e que para removê-las, as vezes é preciso evacuar quase um bairro inteiro) acho interessante saber um pouquinho mais.

Os dois piores bombardeios acontecem nos dias 16 e 23 de setembro de 1943.
Assim, pra não fugir do meu padrão o post ficará longo, já que quero anexar fotos de alguns locais bombardeados que eu reconheci e fotos desses locais como eles estão hoje.
Assim, irei dividi-lo em 3 partes, esse de hoje, onde eu dou uma pequena introduzida no assunto, um amanhã, dia 16 de setembro, contando sobre o bombardeio deste dia e outro, dia 23 de setembro.

Entre 27 de julho de 1940 e 2 de agosto de 1944, Nantes sofreu 28 ataques aéreos. Mas os ataques dos dias 16 e 23 de setembro de 1943 foram, sem dúvida, os mais graves e dramáticos. Ambos realizados por unidades americanas. 

Nantes, não diferente do resto da França, estava tomada por tropas nazistas. Foram entre 1000 e 1500 bombas usadas pelos “Aliados” visando, em princípio, a região portuária e industrial da cidade – com o objetivo de enfraquecer as tropas do Eixo. 

Mas os dias 16 e 23 de setembro, particularmente, são datas sinônimas para os nantêses de pesadelo e dor. Centenas de bombas atacaram a cidade, fazendo 1463 vitimas e 2500 feridos. 700 casas e prédios destruídos e quase 3000 considerados inabitáveis.

Depois que Nantes foi libertada, em 14 de agosto de 1944, muitas questões começaram a serem colocadas. Porque Nantes foi alvo de um ataque dessas proporções? Porque a aviação inglesa e americana foi tão violenta contra a cidade dos Duques? Terá sido um sacrifício necessário para vencer a ocupação?  Quais eram os objetivos dessa onda de ataques aéreos?



Essa estratégia que consiste em lançar bombardeios pesados sobre polos econômicos, industriais e militares era, aos olhos de Churchill e do comandante aliado a maneira de colocar fim ao conflito com a Alemanha nazista.

Nantes foi escolhida devido ao seu porto e estaleiro, suas indústrias e sua posição dentro do dispositivo militar alemão. 

À partir de 1941, bombardeios esporádicos atingiram Nantes e sua zona portuária. Um dos ataques mais significativo aconteceu em 23 de março de 1943, quando um esquadrão composto por 11 bombardeiros destruiu parte da usina “Des Batignolles” que produzia locomotivas para a fronte Oriental (países do Eixo). Infelizmente, os trabalhadores não foram alertados a tempo, o que resultou em 33 mortos.

Essa onda de fortes ataques (quase que covardes) teve um fim trágico em 16 e 23 de setembro. As bombas americanas, 8ª unidade da Força Aérea, destruíram Nantes. 

O bombardeio foi decidido após um intenso período de ataques sobre a Alemanha no qual a aviação americana sofreu pesadas baixas.

Foi um submarino de apoio logístico ancorado à Saint-Nazaire (cidade da litorânea da commune de Nantes que hoje possui o principal “chantier naval” da França) que determinou Nantes como um objetivo para uma ofensiva. 

Amanhã falarei do ataque do dia 16 de setembro e também como a prefeitura irá lembrar e homenagear os mortos e feridos neste triste evento. 

Mas só para adiantar, já coloco uma primeira foto de Nantes após bombardeio. Quem conhece Nantes sabe que a Place Royal é quase como o “coração” do centro da cidade. Por isso que acabei escolhendo esta foto para ser a primeira a apresentar. 






Fontes para este post: 
Texto - www.nantes.fr (site oficial da cidade de Nantes)
Foto da cidade bombardeada - www. nantes.fr 
Foto da cidade hoje - Google google street veal.





2 comentários:

  1. É isso, mas que História vc ta fazendo jornalismo!
    Fico bem legal. Abração
    kaiser

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Kaiser!!! Um comentário assim, vindo de ti tem um significado especial pra mim. Afinal, não é todo dia que um jornalista lê e elogia ao meu blog (post).

    ResponderExcluir