Translate

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ahhhhh Paris!!!!!!!!!!!!



Minha 1a vez em Paris foi para comemorar meu 1o ano de casada. Nada mais romântico que, depois de 3 anos de França, nos despedirmos da cidade Luz acompanhados do nosso bem mais precioso e nossa mais linda lembrança francesa, nosso amado filho Artur.

outubro de 2010

dezembro de 2013
 
Eu queria que esta última visita fosse diferente. A maioria das vezes que fomos foi acompanhando visitas que recebemos. Poucas foram as vezes que visitamos Paris sozinhos e por isso sempre fizemos a parte turística clássica : Torre Eiffel/Arco do Triunfo/ Champs Elysée/ Château de Versalhes. Nunca tivemos a oportunidade de explorá-la mais.

Infelizmente uma exploração mais completa ficará para uma outra estadia. Mas dessa vez eu só queria caminhar por Paris, me livrar da obrigação de ter que chegar em algum lugar, pegar fila e etc.

Para isso, pedi ao meu marido reservar um hotel em um dos bairros mais charmosos parisienses no meu ponto de vista, o Montmartre.

Também, por questões de conforto, fomos de carro já que a nossa última ida à Paris foi um pouco caótica, no que diz respeito à acessibilidade do mêtro mais especificamente falando.

A viagem foi super agradável, com um sol lindo. O outono para mim é a estação do ano mais bonita. As cores das folhas são dignas de uma obra de arte.

Chegando na região parisiense, logo avistamos os prédios do bairro La Defense e em seguida a torre. É incrível como ela me surpreende ainda hoje, como se fosse a primeira vez. .

Foi muito interessante entrar em Paris de carro. Fora o trânsito que é bem mais caótico que em Nantes, foi legal pois vimos a cidade em uma outra perspectiva. Inclusive, quando passamos por um cruzamento, ao olhar para direita, vi passar rapidamente, mas não desapercebido, o imponente Arco do Triunfo.

Após darmos entrada no hotel, subimos para a parte alta do bairro, mas com o objetivo de explorar. Fugimos das zonas mais turísticas. Exploramos ruas, becos e alamedas que antes infelizmente passavam desapercebidas.









Eu adoro o Montmartre. Ele é um bairro no qual seus moradores tem uma identidade muito forte. Ele foi o primeiro bairro de Paris a ter uma associação de moradores, com registros e catálogo de fotos e informações.

Ficamos caminhando, fazendo fotos. Esperamos anoitecer – o que nessa época do ano  acontece por volta das 17h30min, que quando se está com um bebê é ótimo porque se pode “fazer uma noite”.





Fomos admirar a torre iluminada e a Place du Tertre decorada para o Natal. Eu não queria ir embora, nem que aquela noite acabasse. Foi muito lindo e frio. 






Pela manhã, tomamos o café-da-manhã em um café chamado Café Montmartre, nada mais típico né. Não foi o lugar mais barato que poderíamos ter escolhido, mas era um lugar cheio de charme, como despedida, valeu a pena. 



Aproveitamos para visitar o museu do Montmartre. Acho que essa é uma atração que se você tem tempo limitado, não sei se digo para visitar, mas, se você vai explorar a cidade, eu os convido a entrar e descobrir uma linda propriedade, com jardim, árvores e até um pequeno vinhedo no coração do bairro. Por momentos, você esquece que está em Paris. Acho que isso é o que me encanta no Montmartre, ele é em si um símbolo de Paris, mas ao mesmo tempo você consegue esquecer que um pouco mais abaixo existe uma cidade pulsante. 

Entrada do Museu do Montmartre

Parte do pátio interno do museu

Vinhedo que está ao lado do pátio do museu. Um vinhedo bem no coração do Montmartre. Quando você ia imaginar uma cena dessas em Paris???? 



O fato de não termos planejamento nem objetivos foi o mais especial , porque deixamos que Paris nos guiasse.  E Paris nos levou em um dos lugares mais lindos e suntuosos que eu já visitei, a Opera de Paris.

Você que está lendo este post deve estar pensando nessa hora, mas essa mulher não está dizendo nada de novidade, pois o prédio da Opera, o bairro do Montmartre são atrações turísticas conhecidas. Sim, eu sei, concordo. Mas eu nunca pesquisei o que fazer em Paris e como sempre fui acompanhando alguém que estava conhecendo a cidade pela primeira vez, deixava que os convidados dissessem o que gostariam de ver. Eu já tinha lido algo sobre que a Opera de Paris era um lugar bonito a se visitar, mas eu nunca tinha visto fotos, nem lido ou procurado nada a respeito então me surpreendi.... não criei expectativas, simplesmente fui contornando o prédio, achando sempre uma fachada mais bonita que a outra até que o interior terminou por coroar essa linda surpresa. O lugar é divino. 








E assim, mais uma vez surpreendida por Paris, nos despedimos da capital francesa com a certeza de ter dito só um à tout à l’heure. 




Sobre Paris, acho que se encontra muito mais informações práticas sobre a cidade em outros blogs ou sites, mas, mesmo assim vou dar algumas pequenas dicas.

- Indo de Nantes, em trem (TGV), você chegará na gare de Montparnasse. A viagem dura, em média, 2 horas. A estação de trem é enorme e se chega em um ou dois níveis inferiores que a saída (não lembro direito), ou para pegar o metrô. Normalmente, infelizmente, a estação não conta com os elevadores funcionando, nem com escadas rolante, dessa forma você terá que subir e descer muitas escadas carregando a sua bagagem. Isso não é só na Montparnasse é na maioria do metrô parisiense. Então leve POUCA BAGAGEM, você vai me agradecer se seguir este conselho!!!!!! 
- Paris é uma cidade grande e atrai tudo que é tipo de gente, inclusive os batedores de carteira (pickpocket). Existem muitos por toda Paris. Há gangues de mulheres, de crianças, todas especializadas em pequenos furtos. Eles estão por toda a parte, no Louvre, na torre, nas ruas (atenção aos lugares famosos como Champs Elysée, por exemplo), mas principalmente no metrô, tome muito cuidado!!!  Isso está ficando tão sério que a alguns meses atrás os funcionários da torre fizeram uma manifestação pedindo mais segurança porque eles estavam começando a sofrer ameaças pelos criminosos.

- Visite Paris de tênis ou um calçado bem confortável. Caminha-se muito. Se possível, entre lugares que não são muito longes, opte em ir caminhando ao invés de pegar o metro. Você vai cansar também indo de trem então, já aproveite para conhecer mais um pouco da cidade.

- No palácio de Versalhes, para conhecer os jardins ALUGUE O CARRINHO DE GOLF que é oferecido. Outra dica que você me agradecerá. São 30 euros 1 hora, mas vale cada centavo. Porque os jardins são enormes e ainda existe os Domínios de Maria Antonieta, que fica longe e fazer tudo isso a pé, depois de ter visitado todo o chatêau e ter ficado na fila pra entrar é impossível.

- Duas vezes que nós fomos com outras pessoas para Paris, nós optamos em alugar um apartamento pelo site Airbnb (www.airbnb.com). São particulares que colocam seus apartamentos para alugar. Muito interessante porque às vezes se tem uma diária só um pouco mais cara que de um hotel, mas se você está em mais pessoas pode dividir o valor e isso pode ser vantajoso. Também, optamos por isso por causa do Artur. Já fizemos isso, como eu disse 2 vezes em Paris e em Londres e adoramos. No site você faz um filtro por zona da cidade, preço, numero de quartos. Pessoas que já alugaram esses locais deixam suas opiniões. Até hoje, sempre fomos bem exigentes com relação as opiniões, sempre prestamos muito a atenção a isso e nunca tivemos surpresa.

- Nessa última ida a Paris ficamos em um hotel. Pela primeira vez em Paris, achamos um hotel que nos agradou (hotel Audran – www.hotelaudran.com). Simples, limpinho, perto de tudo, ótima localização. Recomendo. Obs. Claro que na nossa primeira vez em Paris também amamos o hotel, mas, como era para uma ocasião especial, pegamos um hotel um pouco mais condizente com a data (aniversário de 1º ano de casamento) e por isso não é um hotel que se pode ir para ficar muitos dias.

- Se você tem um smartphone, baixe o aplicativo do metrô, mega útil. Mas para usá-lo precisa ter internet. Se você está morando na França e tem uma linha telefônica com dados, você terá 3G e não terá problema quanto a isso. Caso você só esteja passeando, saiba que lugares como Mcdonalds, Quick, Starbucks oferecem interenet. Para evitar abusos, muitos lugares estão fornecendo senha para a rede nos tickts do caixa, ou seja, é preciso consumir. Mas, o que a gente faz muito quando vai a Paris é traçar a rota e salvar a tela, já que no subsolo do metrô nem sempre se consegue sinal 3G. Então você pode ir em algum desses lugares trace as rotas, salve e aproveite o passeio. Também, caso queira ter mais liberdade é possível comprar um chip de alguma companhia telefônica que ofereça serviço de dados.

- Muitas atrações vendem ingressos on line, inclusive a Torre Eiffel e Chatêau de Versalhes, você evita uma boa fila. 
- Em toda a França, no primeiro domingo do mês os museus são gratuitos, inclusive o Louvre – estão excluídos disso os museus privados. Chegue cedo, ele abre as 9hs, esteja na fila 1 hora antes, mas vale a pena, são 10 euros que se economiza.

- Não esqueça, a França vai muito além de Paris e Côte D’Azur!!!! Não gaste todo o seu tempo e dinheiro na capital francesa, pois “L’Hexagone” oferece muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário