Fiquei muito feliz por duas pessoas, que eu não conhecia, terem me procurado através do blog, buscando mais informações sobre Nantes. Esse sempre foi um dos objetivos quando criei o blog, além de mandar notícias para familiares e amigos, era também poder ajudar, da forma que fosse, pessoas que poderiam estar vivendo a mesma situação que a nossa.
Realmente, quando recebemos a notícia de que viriamos para Nantes, não achei muitas informações na internet (em português) sobre a cidade – obs. eu não falava nada de francês antes de vir para cá e não falo inglês, ou seja, a minha única saída foram sempre sites em português.
Pensando nisso, tive a idéia de buscar mais informações “oficiais”, dados, e algumas coisas úteis sobre a cidade para que no futuro, se mais alguém precisar saber o que é Nantes e onde fica, poder achar encontrar algumas respostas.
Bom, para que os posts fiquem mais “didáticos”, vou dividí-lo em 2 ou 3 partes, primeiro falando em linhas gerais sobre a cidade, depois dando um enfoque na sua característica universitária e quem sabe, história, cultura, transportes... bom, vamos ver o que irá render o material que eu conseguir arrecadar neste período de pesquisa.
Antiga capital da região da Bretanha, Nantes é hoje a capital administrativa da região do Vale do Loire. Mas mesmo depois de dois séculos, 60% da população continua considerando-se bretões de coração.
Localizado na parte inicial do estutário do Loire, no ponto de encontro entre o rio do Erdre e do Loire, Nantes possui características portuárias.
A metropole de Nantes conta com 590.000 habitantes. Isso faz com que a metropole seja a 6ª maior aglomeração da França. Mas a cidade mesmo de Nantes, possui uma população de, aproximadamente, 295.000 habitantes.
A metropole de Nantes possui 6600 hectares de superfície, sendo que destes, 1100 hectares são destinados a espeços verdes e parques públicos.
Um dado interessante a este respeito, é que 100% da população nantesa vive a menos de 300 metros de um espaço verde.
O meu preferido é o Parque da Beaujoire. Ele é lindo, localizado a beira do rio Erdre, conta com um clima muito agradável para fazer piquenique, descansar, passear com crianças, fazer cooper.... conta com uma infraestrutura legal com banheiros e pontos de água potável.
Mas o mais especial deste parque é um roseiral que existe lá, que é enorme, lindo, segundo me disseram, lá estão localizados todos as espécies de rosas da França. O aroma das flores no local é único. Hoje eu classificaria este parque, depois da minha casa, o meu local preferido da cidade.
A preocupação da cidade com o meio-ambiente fez de Nantes a “Capital Verde da Europa para 2013”.Para esta escolha, um jure analisa 12 critérios como: lixo, espaço verde, água, saneamento, biodiversidade, transporte dentre outros.
Em 2004, Nantes recebeu o título de “cidade mais agradável da Europa”pela revista Times, por estes mesmos critérios.
Nantes está localizada na parte noroeste da França a 50km da costa Atlântica, bem como: 386 km de Paris, 338km de Bordeaux, 741km de Grenoble e 1068km de Nice.
Por estar próximo a costa, Nantes conta com invernos amenos, mas chuvosos (muito, vá por mim, não venha a Nantes sem um guarda-chuva), média de 5 graus, podendo ter mínimas de -5 graus e máxima de 10 graus.e verões quentes, mas não excessivo, com médias de 18 graus de temperatura, podendo ter mínimas de 18 graus e máxima de 35 graus. Nós já pegamos um dia que fez 40 graus, mas foi um só.
Essa mesma influência atlântica também favorece a vegetação dos diversos parques e jardins nanteses.
As quatro estações são bem definidas, o que é lindo, já que nem sempre temos isso no Brasil.
Quando falamos do turismo em Nantes, impossível não iniciar pelo ponto mais incrível, o suntuoso “Château des Ducs de Bretagne”, localizado, no que se pode considerar, a área mais central da cidade.
Construído no fim do século XV, por François II, último Duque da Bretanha para sua filha Anne de Bretagne, duquesa e duas vezes rainha da França.
Pode-se também destacar como ponto interessante a “Cathédrale de St-Pierre et St-Paul”. Terminada em 1893, destaca-se por seus portais góticos, bem como pelo túmulo de François II, feito em linhas renascentista.
Outro grande destaque para a cidade, são os meios de transporte. Nantes é beneficiada hoje, por uma ampla rede de transportes e comunicação: aeroporto internacional, estação de trem SNCF. Foi a primeira cidade francesa a implementar o sistema de tramway, que trata-se de uma espécia de “bonde”que corta a cidade em diversos sentidos, através de 4 llinhas, sem grandes impactos movido por energia elétrica.
Espero realizar post semanais, para poder terminar esta série antes de ir para o Brasil de férias.
Comentários, críticas, elogios (porque não), sugestões sempre serão benvidos.