Recebi alguns contantos de pessoas buscando mais informações sobre Nantes, o que me deixa super feliz!!!
Sendo assim, achei interessante criar mais uma forma de contato em busca de informações sobre Nantes, fora o blog, ou seja, a partir de agora vcs podem entrar em contato comigo pelo e-mail do Blog (chique né!).
morandoemnantes@gmail.com
Mas pessoal, antes de mandar alguma dúvida ou questionamento por e-mail, como dizia um professor da faculdade, pensem que as vezes a dúvida de um pode ser a dúvida de dez... se não for algo muito confidencial, acho legal trocar idéias por comentários, para que mais pessoas possam ter acesso às informações.
Só pra lembrar, não sou nenhuma especialista em turismo ou coisa do tipo, sou apenas uma brasileira residente temporariamente em Nantes e que exporadicamente escreve alguns posts para informar familiares e amigos e pq não ajudar compatriotas que buscam mais sobre este pitoresca cidade francesa.
Bisous!!!
Oi Carina, meu nome é Lizia e devo ir a Nantes acompanhando meu marido em junho durante 1 semana. Ele vai participar de um evento do trabalho e eu devo ficar de turista por aí. Gostaria de saber se só falando inglês é possível se virar bem na cidade e como é o clima aí em junho. Li que vc escreveu que as 4 estações são bem definidas, mas o verão é muito quente? E chegar nos locais que vc sugeriu pra visitar é fácil? Ainda não sei onde é o hotel que ficaremos, mas volto aqui pedir por mais dicas. Obrigada e qualquer coisa meu email é liziac@gmail.com
ResponderExcluirOi Lizia
ResponderExcluirTu pediste informações sobre Nantes, aqui no blog.
Primeiro, eu gostaria de te pedir desculpas pela demora em responder, estou com o bebê de 2 meses e as coisas ficam um pouco mais complicadas.
Olha, Nantes em junho é linda :) O verão aqui não é muito quente... é legal trazer roupas de verão, mas também é bom trazer calça, algum casaco pq a noite sempre refresca.
Qto ao inglês, apesar de Nantes ser uma cidade lotada de estudantes estrangeiros, ela fala pouco inglês.
No começo, nos primerios meses, nós tínhamos só o inglês também. Eu diria que só pra fazer turismo, tu consegues te "virar"porque as pessoas não falam, mas estudaram no colégio e ai tem algum conhecimento, principalmente os mais jovens. Como tu não vai precisar ir pra nenhuma repartição pública aqui, ai está tranquilo, pq isso sim foi horrível, ter que fazer a parte burocrática sem falar francês!!!
Qto aos pontos "turísticos"que eu falei, todos são acessíveis em tram - o bondinho que tem na cidade.
O castelo e a catedreal ficam próximos, tu podes ir a pé, eles ficam no centro da cidade.
Pra chegar neles tu pode pegar o "tram" linha 1 e descer na estação "Duchesse Anne", essa não tem erro, pq tu vais ver o castelo, é na frente.
No castelo, tu podes entrar no pátio e caminhar pela muralha, free. Só se quiser entrar no museu é que é cobrado ticket, sinceramente, é mais um museu mesmo que o castelo conservado. É que ele sofreu dois grandes incêndios e foi restaurado, então, infelizmente ele não tem mais aquela característica medieval, por dentro.
Saindo do castelo, indo pra direita, subindo, tu vai chegar na catedral. Estilo Gótico clássico, como a grande maioria as igrejas francesas. Ali é interessante visitar as criptas, é free tb, alguém vai te receber, que tb fala inglês.
O centrinho medieval de Nantes tb é bem legal, tu chega a pé é o Bouffay, por ali tem a Galerie Laffayette.
Também tem a "île de Machines", que tu tb chegas em tram, linha 1, e desce no ponto "île de machine". Tb é em frente, só tem que atravesar uma ponte a pé. Ali tu vais ver um elefante gigante, que pode subir nele - ali tu vai encontrar gente que fala inglês, pq é o principal ponto turístico da cidade. Eu nucan subi, pq nunca achei interessante, adoro ver ele andando e a alegria das crianças, elas ficam loucas!!
Ali também tem o "museu das máquinas", que é pago tb. Por ali, tem um carrossel novo, que é para adultos também, super bonito e enorme, acho que ele deve ter uns 3 andares!!
Mas uma coisa em Nantes tu não pode deixar de fazer é ir em alguns parques... aiii, Nantes tem um parque mais liundo que o outro.
Eu recomendo 2, o Jardim Botânico, que tu pode chegar com tram linha 1, descendo na estação "Gare SNCF Nord", só atravessar a rua. Aqui todos os parques são fechados, então tu vai ver um muro, portão é ali... pode entrar.
O outro, que é a minha paixão é o Parque das Rosas, fica um pouco fora do centro, mas, ao meu ver vale a pena. Pra chegar, tu pega a linha 1 e desce no final, Beaujoire, ali tem que caminhar, mas 5 min, tu desce do trem e será a esquerda e depois direita. Esse parque é divino, é nele que eu vou com o meu bebê quase todos os dias, pq não moramos longe. Ele fica na beira do rio Erdre, tem banheiro e ponto de água potável, dá pra passar o dia lá :)
ResponderExcluirNantes é a capital verde da Europa agora em 2013, por isso eu digo que tu tem que ir em um parque, pra ter uma pequena idéia do porquê.
Também é muito bonito a parte do centro que fica na beira do Rio, acho que é o Erdre.... ali eu recomendo pegar o tram linha 2 e descer pela estação 50 otage ou na proxima, se tu está vindo do "Commerce", que é a estação mais central e onde as 3 linhas de tram se encontram e camninhar por ali, por ali tem a "Île de Versailles", é uma ilhota que tem no meio do rio, super simpática, com um jardim japonês dentro, bem agradável. Para chegar lá, é com o tram linha 2 e descer na estação St Mihiel. Pra comprar os tickets do trem, tu podes ir no posto da Tan, que fica no "Commerce" em frente a estação Commerce da linha 1, acho qeu ali também tu pode encontrar pessoas que falam inglês. Cada ticket tem validade de 1 hora e podem ser usados tantos nos trams como nos ônibus. Tu entra, e valida em umas "maquinhas"que tem dentro dos vagões. Guarde eles contigo durante todo o tempo que estiver dentro do tram, porque as vezes entram fiscais e vão pedir pra ver a ta tua passagem, pra ver se ela ainda está válida. Se, tu estiver dentro e vencer a 1 hora, tu tem que validar outro.
Tu pode ter chance de encontrar pessoas falando inglês, porque nessa época - mais para agosto que agora - tem muitos turistas britânicos por aqui, pode ser que algumas pessoas pensem nisso.
Ah, se tu gostar de histórias de fantasia, quem sabe goste de Jules Verne... ele é nantês e a casa que ele morou aqui em NAntes hj é um museu. A casa em si não tem nada de mais, mas a localização dela é privlegiadíssima, no alto de uma encosta de frente do Rio Loire, onde ele tinha o barco dele ancorado para fazer suas viagens. A vista de lá é super bonita. Só eu nào sei como chegar lá de transporte público, teria que pesquisar.