Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Guia de Boas Vindas para Estrangeiros em Nantes

Nantes recebe em média 5.000 estrangeiros por ano. Com o objetivo de acolhê-los melhor e facilitar a sua integração, a Prefeitura de Nantes lançou, no seu site oficial um "Guia de Boas Vindas para Estrangeiros".

Clique na foto acima para ter acesso ao guia completo

Nele, a prefeitura procura trazer informações úteis que vão desde a organização da documentação - visto - até alojamentos, serviços médicos, números de urgência e etc.

O guia é longo, por isso, vou destacar só alguns pontos. Mesmo assim, o post acabou ficando longo também. Desculpa, mas acabei não dividindo-o porque achei que todas essas informações deveriam estar juntas, na mesma publicação.



1) MES PREMIERS JOURS À NANTES (Meus primeiros dias em Nantes, pg. 04)

Você acabou de chegar em Nantes. Para acompanhar seus primeiros passos na cidade, para facilitar seus procedimentos, existem vários lugares, destinados para isso, onde todos tem acesso.

- La Mairie (Prefeitura)

La Mairie é um lugar de informação importante sobre o bairro, sobre a cidade, sobre eventos organizados...

Existe a Prefeitura Central e as Sub-Prefeituras, divididas por vários pontos da cidade.
Uma coisa que é importante destacar desde já, na França existe a Mairie, que é a nossa prefeitura e a Prefecture, que é uma "repartição"onde se encaminha vários trâmites administrativos, por isso eu vou preferir tratar aqui neste post a prefeitura por "mairie", para não confundir com a "prefecture".



- Informações Práticas: Números de Emergência

SAMU - 15
POLÍCIA - 17
BOMBEIROS - 18
NÚMERO DE EMERGÊNCIA EUROPEU - 112
SAMU SOCIAL (alojamento de urgência) - 115
CHU/CHR (hospitais) - 02 40 08 33 33
SOS MÉDECIN (serviço de médico a domicílio) - 02 40 50 30 30


- Abrir uma conta bancária:

Você pode abrir uma conta em qualquer banco. Em caso de dificuldade, você pode escrever para o "Banco da França".

Banque de France
14, Rue Lafayette, B.P. 20725
44007 - Nantes Cedex 1

- Intérprete/ Tradutor

Caso você precise de um tradutor oficial para seus documentos, o Tribunal de Grandes Instâncias de Nantes e a Mairie Central dispõe de uma lista de "tradutores juramentados". (endereço da Mairie Central já foi informado acima).


Caso precise, pode-se contar com o serviço de intérprete, com horário marcado, para onde você precisar, escola, hospital, banco, etc. (procurei informações sobre este serviço, se é pago ou não, mas infelizmente não encontrei a resposta).


2) FAIRE SES DÉMARCHES ADMINISTRATIVES (Fazer os procedimentos administrativos, pg. 18)
Quem vem com visto de longa duração, sabe que aquilo que fazemos no consulado francês no Brasil é válido só por 3 meses e que chegando aqui é preciso encaminhar o Titre de Sejour. Este terá validade pelo tempo do seu contrato, bolsa ou curso aqui na França e provavelmente será necessário renová-lo todo ano, sob a modica quantia de 106 euros - a renovação, porque para o primeiro titre o valor está em torno de 240 euros.

Confesso que neste ponto do guia fiquei confusa, porque ele traz informações de dois endereços.
Um é a Prefecture, que é onde a maioria dos trâmites administrativos acontecem e é onde eu sempre soube que se encaminha os pedidos dos titres. O outro, é um Escritório Francês de Imigração, na cidade de Rezé, comuna de Nantes - o qual nunca ouvi falar.





- Estudantes, cientistas e pesquisadores






A Association Chercheurs Étrangers à Nantes foi quem nos ajudou MUITO e nos ajuda até hoje. Como meu marido veio para fazer um doutorado ele se enquadra em "pesquisador"(chercheurs), então podemos contar com o auxílio deles, que vai desde o encaminhamento com a documentação para o titre de sejour , curso de francês e até alojamentos - que são por no máximo 6 meses, já que o objetivo é apenas que você tenha para onde ir de imediato e poder procurar com mais calma, um outro local.
Já aviso, esses alojamentos são mega disputados.
Nós não chegamos a ficar nesses alojamentos, porque teve um brasileiro, que é colega do meu marido, que já estava morando nos alojamnetos da École de Mines, onde eles trabalham. Assim, ele já nos passou o contato e fomos direto para lá.
 Esse é o site da Maison des Éleves da École de Mines de Nantes. Acho que eles só aceitam quem tem alguma ligação com a école, seja como pesquisador, doutorando, mestrando ou aluno da gruduação.

 Na Maison de Chercheurs pode-se contar com pessoas que falam inglês, espanhol e uma que até arrisca o português, todas muito simpáticas e prestativas.

Clicando aqui, você terá acesso direto ao site deles!

- AVIS D’IMPOSITION (Imposto, pg. 24)

Se você vai trabalhar, terá que declarar seus rendimentos todos os anos. Para isso, é obrigatória a inscrição no centro de impostos de Nantes.





3) ACCÉDER AUX SOINS (Acesso à saúde, pg. 31)

- SOS Médecin
Esse é um serviço que eu acho muito interessante. Aqui, os médicos não tem muito a cultura de "encaixe" por alguma urgência nem de visitas domiciliares - o que nem nós no Brasil temos. Mas, caso você precise de um médico dentro de uma certa "urgência" você pode chamar um médico em casa. Este serviço também é reembolsável pela securité social - o sistema de saúde e previdência da França. Eu precisei chamá-los uma vez, eu lembro que telefonei as 9hs da manhã, a atendente me disse que um médico passaria entre 10hs e 13hs. As 11hs o médico estava na minha casa e eu sendo atendida, sem precisar ter me deslocado até o consultório médico, o que foi ótimo porque eu tinha acabado de chegar da maternidade com o meu bebê e não estava nas melhores condições de me deslocar.
O número do SOS Médecin foi informado mais acima, nos "números de urgence".

- Procurando um médico próximo a sua casa

Aqui eles tem a cultura de sempre procurar o serviço no seu bairro. Teoricamente, todos tem o direito ao mesmo nível de serviço, então, na teoria, não importa se o médico é no seu bairro ou no centro da cidade, você receberá o mesmo atendimento. ÓBVIO que isso não acontece, estamos falando de seres humanos, com humores, princípios e formas diferentes de ver o mundo. Como em qualquer parte do mundo, você vai encontrar médicos mais simpáticos, outros que se acham deuses.... enfim, esse comentário foi feito só para lhes prevenir que, caso você receba a indicação de algum médico legal, que um amigo seu consulta, este ou a sua secretária podem lhe perguntar se você mora no bairro e caso a resposta for negativa, ele pode ser negar a marcar o horário e lhe sugerir que procure um médico na sua região.

Você pode fazer a procura por médico no site das "páginas amarelas"  http://www.pagesjaunes.fr/ville/nantes-44
 - Securité Social


Esta é super importante, ela que permitirá que você seja reembolsado nas suas despesas médicas - incluíndo vários medicamentos.
Se você vier trabalhar e não estiver dentro de nenhum regime especial - o qual você saberá - você pertencerá ai regime geral e deverá se inscrever na C.P.A.M.


4) SE DÉPLACER (se deslocar, pg. 35)

O transporte comum em Nantes é numero e bem organizado. Eu acrescentaria que ele é referência para o resto da França.

Como eu acho que a parte do transporte público é bem grande e rica, vou deixar para adentrá-la em um post específico.

Existe também, para quem preferir, a possibilidade de alugar carros e bicicletas.

Obs.: Nantes foi eleita, este ano, a 5a melhor cidade no mundo para se andar de bicicleta. Caso você queira aproveitar isso, informe-se sobre as regras de trânsito, que são levadas a sério aqui pelos ciclistas, motoristas e pela polícia. 






- Se deslocar em covoiturage

Uma coisa que é bem comum aqui é viajar em covoiturage. É você "comprar" um lugar no carro de alguém, um particular, que vá fazer o mesmo trajeto que você.
Funciona assim, alguém que está indo para Paris, por exemplo, e tem lugar no seu carro... ele anuncia no site a vaga, o dia e hora que irá sair, especifica o valor que irá cobrar e pode determinar até o perfil do viajante como se quer uma pessoa mais falante, mais reservada, fumante, não fumante....
Eu tenho uma amiga que só viaja assim quando vai sozinha e quando vai ela e o marido, de carro, eles sempre anunciam covoiturage. Eles gostam, eles dizem que é uma boa forma de conhecer pessoas e também de ajudar nas despesas da viagem. 




- Fazer a troca da sua carteira de motorista brasileira pela francesa

A França tem convênio com a maioria dos estados do Brasil para a "troca"da carteira de motorista brasileira pela permis de conduire française. 
O brasileiro com um visto de longa duranção, dentro do primeiro ano dele na França, com carteira de motorista válida, poderá trocá-la pela permis de conduire française. 
Para fazer este procedimento, deve-se dirigir a Prefecture. 

4)  APPRENDRE LE FRANÇAIS (aprender francês, pg. 40)

Caso você esteja vindo para a França sem falar francês - como foi o nosso caso - você pode buscar informações sobre cursos de língua francesa para estrageiro nos seguintes lugares:





O IRFFLE foi onde eu fiz o meu curso, muito bom!! É ligado a faculdade de Letras da Universidade de Nantes. Eles tem um curso, o mais completo, onde se tem uma média de 18 horas/aula por semana - manhã e tarde - e um curso a noite, 2 vezes por semana, 2 horas por aula.

O curso completo é mega concorrido, a inscrição deve ser feita com uns 3 meses de antecedência ao início do semestre.  A pré-inscrição pode ser feita a distância, eu sei porque conheci pessoas que resolveram isso antes de cbegar no país.

5) ÉTUDIER À NANTES (estudar em Nantes, pg. 53)

3.600 estudantes estrangeiros de 140 nacionalidades diferentes são acolhidos pela Universidade de Nantes a cada ano.

Esses são os pontos onde pode-se obter algumas informações.



Eu sei que o CROUS tem contatos sobre alojamentos para estudantes.

 Este post foi só uma tentativa de desbravar este guia. Achei bem legal a iniciativa da Mairie em fazê-lo, mas, em certos aspectos eu achei ele um pouco confuso e não muito explicativo. Típico francês, nem quando ele tenta ser objetivo ele consegue sê-lo, objetividade não é a maior qualidade francesa.

Outra coisa, existe muitos sites informados no guia, como fonte de pesquisa e consulta. Não se iluda, é capaz que você não encontre tudo que procura neles. Infelizmente, os franceses não são muito adeptos de sites explicativos, didáticos e funcionais. Quase nada se pode fazer pela internet, a maioria das coisas devem ser feitas presencialmente ou por cartas - SIIIMMM, você vai reaprender a enviar cartas e ter sempre selos na sua carteira. Francês adora papel.... não é crítica, é só uma observação. Como sou advogada, também sou chegada numa "papelada", mas os franceses são os grandes especialistas.






5 comentários:

  1. Oi Carina, boa tarde! tudo bem?
    Será que você ainda visualiza esse blog?
    Bem, conheci seu blog porque estou indo agora em julho morar em Nantes. Meu esposo fará um pós doc e irei acompanhá-lo. Estou adorando ler tudo aqui. Seu blog e sua vontade sem dúvida já ajudou muita gente e irá me ajudar.
    Na época, qual era o valor do seu curso de francês?
    Eu ia fazer um curso que a inscrição foi até o dia 12/06. era pela Universidade de Nantes, mas não sei informar se era esse. o valor era de 1.000 euros o semestre.
    um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!!! Que bom que gostou do blog. Infelizmente como voltei ao Brasil, acabei perdendo o contato com a cidade e assim sem grandes novidades para escrever. Mas esse curso ligado a Universidade de Nantes era o que eu fazia, e o valor é esse mesmo, em torno de R$ 1.000,00, já era esse valor qdo eu estudei lá. Infelizmente, como tu perdeu a inscrição, agora só para o segundo semestre de 2018, pq essa inscrição de junho é para as aulas que começam em setembro, que é a famosa "rentrée", que é o começo do ano civil deles, inclusive o letivo. Bjo e boa sorte.

      Excluir
    2. Ops, corrigindo o valor fica em torno de 1.000,00 euros.

      Excluir
    3. Que coisa boa você ter me respondido. <3
      E agorinha meu esposo ligou avisando que estava comprando para o dia 12/07.
      Eu estava com receio do curso não ser bom, não tinha ouvido nenhuma referencia e fiquei com medo do investimento $$.
      Sei que faz tempo que voltou, mas tens alguma indicação para um curso de francês, já que não há possibilidade mais dele?
      também não sei inglês.
      Vamos alugar um apartamento mobiliado por três meses, acho que o local é top campus sergic. e procurar algo legal e e em conta, quando chegarmos por lá. Se você puder me ajudar com alguma dica tb...
      Muito feliz por você ter respondido!
      um beijo e tudo de bom!

      Excluir
    4. Corrigindo: Seu blog e sua boa vontade sem dúvida...

      Excluir