Translate

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Perguntas mais frequentes_primeira parte




Eu Tenho recebido alguns e-mails pedindo dicas e informações sobre Nantes, o que me deixa super feliz.
Como algumas questões tem sido parecidas, resolvi fazer um post para esclarecê-las e quem sabe, ajudar outras pessoas.
Ele irá ser basear nas minhas impressões, como a grande maioria dos que eu publico e também nas respotas que encaminhei para os e-mails que eu recebi.
O post ficou muito longo, por isso ele será dividido em 2. Mas não se preocupem, ele está pronto, só vou dividí-lo para publicar, para não ficar longo e chato.

CLIMA 

Nantes tem as 4 estações bem definidas, como eu já comentei neste post

Primavera



Verão

Outono

Inverno
 


O verão não é muito quente , o que eu acho super agradável, adoro, já meu marido não, segundo ele porque “não dá praia”... até dá, mas não chega a esquentar a água do mar das praias aqui perto.  A temperatura em Nantes durante o verão fica numa média de 25 a 30 graus. Uma única vez pegamos um calor de 39 graus, o que é raríssimo.
O inverno não é tão rigoroso como nós imaginamos os invernos europeus. Como nós somos de Porto Alegre, sinceramente, não achamos muito mais frio que lá - com o diferencial que aqui TUDO é aquecido, os apartamentos e casas tem calefação, o que é maravilhoso . A temperatura média no inverno fica entre 5 e -5 graus, neva, normalmente 1x no ano - literalmente - as vezes a neve nem amanhece, já derrete durante a noite. Dos 3 invernos que passei aqui, só 1x é que a neve durou mais dias, uma semana eu acho. Fora essa neve, pode haver outros dias que cairá floquinhos, como se fosse uma chuva bem fininha. Isso aconteceu muito no nosso primeiro inverno aqui, que foi o de 2010 que foi super  rigoroso, quando aconteceu  nevasca em vários países do hemisfério norte.
Uma outra coisa bem importante pra destacar é que  chove bastante, o clima é bem instável, tem muitos dias cinzas, mesmo no verão ou na primavera.


COMÉRCIO

Nantes é bem servido com relação a super mercados, tem as grandes lojas - os nosso hiper mercados - e os menores, que ficam mais dentro das cidades, mas  pertencem as grandes redes. Estes fecham mais cedo, normalmente as 20:00hs. Os hiper mercados fecham entre 20:30 e 21:30.  
O comércio em geral fecha às 19hs, lojas no centro da cidade e farmácias. Quase tudo funciona aos sábados e é mega lotado!! Eu brinco que aqui, sábado, centros comerciais, o centro da cidade, super mercados, todos os sábados parece véspera de Natal! Como tudo fecha cedo durante a semana e nada abrirá no domingo, muitas pessoas só tem o sábado para fazer compras, ir em lojas e etc.
Eu sempre evito sair para fazer compras no sábado, tento resolver tudo até sexta feira, senão, ou faço no sábado até o meio dia ou no fim da tarde, porque fora desses horários é bem complicado.
Como eu já disse, domingo não abre nada!!!! No máximo alguns desses mercados pequenos, que ficam até o meio dia ou algumas “episseries” que as nossas mercearias e que normalmente tem como proprietários estrangeiros – árabes, chineses, indianos, estc. Nesses lugares o preço das mercadorias é bem mais caro e muitas vezes eles focam mais em produtos tradicionais da sua cultura.
Por isso, organizar-se para o final de semana é fundamental!! No começo nós sofremos um pouco, porque em Porto Alegre morávamos ao lado praticamente, de um super mercado, que no domingo fica aberto até as 22hs e durante a semana até as 23hs. Então, era só querer preparar alguma coisa, descer e comprar.
Hoje não, na sexta a noite já pensamos o que vamos cozinhar no sábado, no domingo, se terá pão, leite pro bebê para todo o final de semana. 

FARMÁCIAS

Existem muitas farmácias pela cidade, mas a maioria das medicações precisa de receita médica. Medicamentos como paracetamol, um xarope, um anti-ácido, por exemplo, não precisa.
Aqui na França, a Securité Social, que é o sistema de saúde e previdência deles reembolsa um percentual tanto das consultas como da maioria dos medicamentos. Então, muitas vezes, mesmo que você possa comprar um paracetamol sem receita, caso você tenha ido ao médico e ele lhe receitado, você terá reembolsado parte do valor do mesmo, em torno de 60%.
Alguns remédios mais modernos já não estão se enquadrando mais no sistema de reembolso,  situação que será comunicada pela pessoa que está lhe atendendo com um olhar de pesar, tipo “lamento que você irá pagar pelo remédio”.
As farmácias fora dos centros comercias fecham em torno de 19hs. Elas não abrem a noite nem domingo!!!

O que existe são as “farmácias de guarda”. Uma farmácia por bairro fica de plantão, tanto durante a noite quanto no domingo ou feriado. E agora que vem a melhor parte  da história... se você quiser saber qual é a farmácia de plantão daquele dia, você deverá ir até a polícia!!!! Simmmm, eles é que tem essa informação e irão analisar se você realmente precisa da farmácia – primeira coisa que perguntam é se você tem receita médica – ou se não trata-se de um caso de dirigir-se a emergência do hospital. Por isso, sábado, também é dia de revisar se você tem remédios para dor de cabeça, azia, no meu caso o leite do meu bebê – que é vendido em farmácia (e não porque ele é especial, simplesmente porque algumas marcas só se encontram em farmácias), etc.
.
MÉDICOS

A França tem o sistema do médico generalista e a cultura do médico de família. Quando você chegar aqui, organizar a sua documentação, tendo direito a securité social, você irá se inscrever e receber a carte vitale. A partir daí você poderá começar a usufruir dos benefícios que o sistema oferce. Feito isso, o outro passo que não é obrigatório mas é bem importante é escolher um médico geral e registrá-lo na secu como o seu medecin traitant. Isso é importante porque todos os exames que você fizer, serão encaminhados para ele, diretamente pelo laboratório, sem você ou o médico pedir, assim, caso tenha alguma coisa a ser observada, o médico pode entrar em contato com você. Durante a minha gravidez aconteceu um fato engraçado, eu fiz um exame de sangue que acusou que eu estava anêmica, antes mesmo que eu tivesse recebido o resultado do laboratório, já estava na minha caixa dos correios uma carta do médico dizendo que tinha sinalizado uma anemia no meu exame e que então ele estava mandando junto uma receita para eu comprar ferro e a posologia. Tipo, consulta via correios!!!
E sempre, qualquer coisa que você estiver sentindo, você deverá ir primeiro no médico geral, ele que irá analisar o seu problema e determinará se você precisa ser encaminhado para um médico especialista ou não. Sendo necessário, ele irá fazer uma carta, onde ele explica os sintomas que você apresenta.
Sinceramente, nem sei se médicos especialistas atendem sem este encaminhamento.
O sistema de saúde deles funciona, mas é bem amarrado, o médico geral, por exemplo, não pode pedir todos os exames. Uma ressonância magnética só pode ser requisitada por um especialista.
Ai, depois que você consultar com o médico especialista, ele também fará um cartinha, explicando o que ele examinou, concluiu, etc. para que o seu médico fique ciente e anote no seu dossier.
Os médicos aqui também não tem a cultura do "encaixe" para alguma emergência, já existe um sistema que é o "SOS medecin". Esse é um médico que tu solicitas em casa, não importa o dia nem a hora. O valor da consulta é 10 euros mais caro do que uma normal e  também é reembolsado pela secu.
Se essa consulta gerar algum tipo de receita médica, e for dia ou horário que a farmácia estiver fechada, ele tem a informação de qual é a farmácia de guarda mais perto da sua casa. Claro que quando a emergência foi realmente urgente, existe a urgência do hospital. 

Bom, para o próximo post ficaram transporte público, segurança, culinária e sobre "viver em Nantes". 
Até!!!! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário