Translate

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

3 anos de França!!

E cá estamos, 3 anos completos na França!!! Nossa jornada francesa se estenderá um pouco mais do que tínhamos previsto, mas só em 3 meses - para alegria da família que nos aguarda ansiosa, principalmente para conhecer o Artur.

E, num momento como esse, a gente acaba fazendo reflexões, sobre o que valeu e o que não valeu, quais as boas lembranças que vamos levar, o que nos faz falta do Brasil o que vai nos fazer falta da França.... e digo pra vocês, não é fácil!!! Eu não sou uma pessoa que lida bem com mudanças então, mesmo que essa volta estivesse programada desde o começo somado ao fato de eu realmente querer volta, o "processo" acaba sendo complicado.

Nós já começamos a nos desfazer de algumas coisas, as mais supérfulas, começamos a vender, dar, colocar fora, já estamos organizando o que vamos vender e quando vamos... estamos já vendo datas para sair do apto, o que vamos levar para o Brasil e como vamos levar.

Quando nós vendemos o nosso primeiro item, que foi um fogãozinho elétrico  de 2 bocas, me doeu no coração!!! hehehehehe, ele foi o nosso primeiro "fogão" aqui, nós usávamos no outro apartamento - até feijoada eu fiz com ele. Porque me doeu? Por que eu me apego as coisas, não tanto pelo material mas pelo afetivo, e ver alguém levar o meu fogãozinho que eu cuidei com tanto amor, foi difícil!
Foi difícil também quando vendemos o nosso sofá.... ahhhh que triste!! Foi a primeira coisa "nova"que compramos aqui, eu vendo ele ir embora,  comecei a lembrar de quando ele chegou no nosso apto, da felicidade que foi, da surpresa que eu fiz pro meu marido, já que ele não sabia o dia que o sofá seria entregue!!

Mas, depois de vender 2 ou 3 itens o sentimento começou a mudar, agora eu quero vender tudo hehehehhehe!!!!  Até roupas, bijus, bolsas que eu não uso, está tudo a venda, fiz um "vide dressing" como eles dizem aqui!!! Estou tentando fazer a "prática do desapego".

Sobre isso, tem um texto muito legal da Martha Medeiros, uma escritora gaúcha. Ela fala de quando morou no Chile e do momento que teve que esvaziar o apto... situação parecida com a que estamos vivendo.  Eu achei o texto neste link, por favor, não deixem de ler, é lindo!

E é incrível como fazer essa "triagem" faz bem, limpar, colocar coisas fora, se desapegar, tirar o pó, nossa!!!!!!!! Eu acredito muito em energias, e acho que tudo isso faz com que as energias da casa circulem, muita coisa "acumulada" faz a energia ficar estagnada.

Os dias que eu estava lavando as roupas que decidi colocar pra vender, ou organizando os objetos, tirando as fotos, formulando os textos para o site de vendas, isso ocupou o meu tempo, e foi  até divertido. Ainda está sendo, porque todo dia incluo mais um item hehehehe. E melhor ainda quando conseguimos vender alguma coisa :)

Sei que com relação as minhas coisas -roupas, bijus, bolsas - não vou vender nem a metade, mas só o fato de eu ter aceitado me desfazer delas já me fez bem!

Também sobre o desapego, tem um outro texto lindo, do Fernando Pessoa, com o qual também me identifiquei:





Esse post era pra ser uma análise dos meus 3 anos aqui, mas terminou sobre "desapego". Acho que neste exato momento é tudo que eu estou vivendo. 

Muitas pessoas me perguntam, porque eu quero voltar para o Brasil, tão cheio de problemas... concordo, posso relatar aqui problemas em ordem alfabética e vou conseguir para todas as letras do alfabeto!!! E também posso relacionar inúmeras qualidades da França que não vou encontrar no Brasil. Mas, o Brasil tem uma coisa que eu não vou encontrar em nenhum outro lugar do mundo, o meu lar! A minha essência, o "chez moi", como dizem os franceses..... e isso hoje, pra mim,  faz toda a diferença!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário