Translate

domingo, 6 de outubro de 2013

Compras



Quem já está em Nantes, sabe que o inverno não vai tardar em chegar... os dias já estão ficando mais curtos, já tem feito mais frio – temperaturas mais amenas – assim, dependendo da região do Brasil que você veio, provavelmente não terá muita roupa para esta estação e terá que comprá-las ou caso tenha e quiser dar uma variada, existem umas opções mais em conta ou que valem a pena pela qualidade do produto.

Eu vou falar de algumas lojas de varejo que existem por aqui, não são as mais badaladas – Zara, Mango, Desigual, Levis... – até porque se você está aqui vivendo com dinheiro que economizou no Brasil ou vindo do Brasil, sabe que é caro viver aqui!!! Mesmo que arrume algum trabalho, caso esteja  estudando, ele não será em tempo integral e não será suficiente para pagar aluguel, transporte, comida e ainda comprar roupas caras. Claro, as vezes a gente pode se dar ao prazer e se presentear com algo especial, mas, infelizmente, nem sempre dá!!

Nessas horas (maior parte do tempo), recorro a lojas que gosto muito e que tem preços um pouco mais “justos”. 

Eu estava comentando mesmo hoje, logo quando cheguei comprava bem mais na Zara, por exemplo, porque chegava lá e via uma calça por 30, 40 euros e achava “barata”, mas quando descobri que existem lojas que vendem calças jeans por 19 euros.... a Zara passou a ser cara hehehehehe. 

Pra roupas, eu gosto muito de uma que se chama Kiabi, lá eu compro roupa pra mim, pro meu bebê, quando eu estava grávida... só não compro para o meu marido porque ele não compra roupa hehehehhehehehe. 

Lá tem roupas interessantes por preços mais acessíveis. Agora, eles estão com casacos de inverno com preços bem bons. Eu comprei dois, em estilo social, um curto por 29,90 euros e um longo (lindo por sinal, amor à primeira vista), por 49,90 euros. Só pra “contextualizar” para quem não está acostumado a comprar roupa de inverno, isso são bons preços. Há sete anos, eu comprei um casaco de lã fria, e paguei mais caro que esse longo que eu comprei aqui. 

 Lá também vocês vão encontrar mantas, luvas, tocas, gorros, acessórios imprescindíveis para o inverno!  

A H&M também tem umas roupas bem legais, mas eu acho que casacos mais pesados e quentes a Kiabi estão com um melhor custo benefício. 

Eu sei que existe  Kiabi aqui em Nantes no Centro (na mesma rua da C&A, um pouco mais pra cima da H&M, logo em seguida), no Atlantis (que é o grande conjunto comercial que tem quase no final da linha 1, onde tem a loja Ikea), ele não fica dentro do “shopping” Atlantis, a loja fica perto dele, dá pra ir a pé sem problemas e também na Route de Vannes ( dá pra chegar de tram com a linha 3, mas fica um pouco longe pra caminhar – acho – porque sempre vou de carro). 

Vou juntar uma fotinho do “mapa”das lojas do Atlantis – as que existem fora do “shopping”, mais para o final do post para que vocês tenham mais chance de se achar. 

A H&M eu gosto para comprar umas coisas mais “diferentes”, às vezes tem uns blazers, uns vestidos (adoro os vestidos de lá) e a roupa íntima. Gosto muito de comprar sutiã lá porque eles tem estilo e modelos básicos. 

Já que toquei neste ponto, para as meninas, eu gostaria de explicar como “funciona” a numeração do sutiã. Eu demorei horrores, para vocês terem uma ideia, eu só descobri isso durante a gravidez, a menos de 1 ano!! Bom, se vocês já olharam algum sutiã em alguma loja vocês viram que é sempre um número e uma letra, ex. 95B, que raio quer dizer isso??? Bom, simples.... 95 é o tamanho da “circunferência”, do sutiã e a letra, no caso do nosso exemplo B, é o bojo. Esse é um sistema bem interessante porque ele é bem “amplo”. Assim como tem 95B, vai ter 95C, 95D.... ou 100B, 100C.... ou seja, ele respeita o fato de que seu corpo tem tamanho diferentes hehehehhehe.
Na parte dos calçados, eu não tenho muito o que falar, porque eu acho eles muito caros aqui para a qualidade que oferecem.

Mas hoje fui a uma loja que acabei gostando, tem uma boa variedade de calçados e preços, oferece bastante calçados em couro e com preços “justos”. O nome da loja é GÈMO, e fica também no centro comercial Atlantis, também, como a Kiabi, fora do “shopping”. 

Se você já está alguns dias aqui em Nantes, já conversou com  alguém ou conhece alguém que more aqui, você já ouviu falar de uma loja chamada “Decathlon”. É uma loja de artigos esportivos, mas, não pense na Paquetá Esportes (pra quem for do RS sabe o que eu estou falando), pense em algo BIG, enorme, que vende de tudo!!! Desde bicicletas, barracas para acampamento (de vários tamanhos), artigos para pescaria, surf, escalada, ski, natação... ufa, nem sei dizer tudo que tem lá. 

Mas a loja vende roupas e sapatos também e por ser especializada em artigos esportivos, muitas vezes vende artigos bem interessantes que, mesmo não sendo esportistas podemos aproveitar. 

Por exemplo, as roupas para ski, são leves e quentinhas e se procurarmos bem, as vezes achamos com um bom preço. Assim como os calçados, eles vendem tênis para tudo que você imaginar, ciclismo, jogging, trakking... mas também vende tênis mais simples, para o dia a dia, que pode ficar em torno de 14 euros.

Esses dias eu comprei uma bota lá que me apaixonei, é uma bota de cano longo, mas, o cano tem um zíper no meio e ela pode ficar com o cano curto e o solado é todo especial,  transpira, nossa... parece que não tenho nada nos pés!! Amei, mega satisfeita com a minha compra.


As vezes não serão os calçados mais bonitos que vocês vão encontrar, mas, se  você busca algo para se proteger do frio, provavelmente será uma boa escolha.

Por exemplo, eles tem uma bota que eles chamam “après ski”, (depois do ski), ela não é nada bonita, mas é quentinha, confortável e barata, custa 29 euros. Eu tenho uma amiga que tem e no inverno ela só usa essa bota.



Segue aqui a fotinho do mapa do centro comercial Atlantis. Eu marquei as lojas Gèmo, Kiabi, Decathlon e onde está a linha do tram, espero que ajude vocês. Para ter acesso ai site de onde eu tirei essa foto, clique aqui

 
Essa questão de bota é outra coisa que eu gostaria de abordar, a bota nem sempre será o melhor calçado para o frio!! 

Para o frio, eu sempre digo que nada é melhor do que o tênis, para ser bem sincera!!!!  Só quando chove ou quando neva, que daí o tênis pode molhar o pé – mas a bota vai molhar o pé hehehehhehe – por isso, se estiver com o orçamento apertado e estiver procurando um calçado para o frio, aconselho a ir na Decathlon, porque lá vocês terão certeza que compraram um calçado quentinho e confortável – quem sabe não tão bonito como uma bota – mas vocês não terão os pés congelando. Eu bato bastante nisso porque eu sei que nem todo mundo está acostumado com o frio e mesmo eu estando, quando fui para Bariloche na Argentina, na minha Lua de Mel em outubro/2009, sofri!! Outubro, fim do inverno, começo do outono... tinha uma bota em couro linda, nova... guardei para usar lá e qual não foi a minha surpresa quando, no primeiro passeio a noite, com as minhas botas de couro (que em Porto Alegre não aqueceriam meus pés, mas me deixariam eles em uma temperatura confortável), quando tive a impressão que meus dedos estavam congelando. Implorei para o meu marido para voltarmos ao hotel correndo  porque precisa de uma água quente para “descongelar” hehhehehe. Depois disso, só tênis. 

Mas, como nem tudo são flores o tênis também já me pregou uma “peça”. Quando visitamos Berna, capital da Suíça, em pleno dezembro – no dezembro que mais nevou nos últimos 20 anos eu acho – um dia que não conseguíamos ver 200 metros à frente, de tanto que nevava. Eu estava de tênis, já que era o calçado que mais esquenta o meu pé. Mas meu tênis tinha tecido e ele molhou e, novamente tive a sensação de pés congelando e o desespero bateu. Entrei em uma loja e comprei um calçado próprio para neve. Era eu trocando de calçado na calçada, na frente da loja!!!!  

Como Nantes não neva muito – só um dia por ano, em média – essa questão da neve não precisa ser tão importante para vocês, a não ser claro, que queiram visitar países mais frios, estações de sky, etc. Mas, se resolverem comprar um calçado para neve o que devem cuidar, que ele seja impermeável e o solado de borracha e que tenha uma certa espessura – já que ele precisa guardar o seu calor e evitar que o frio entre. 

Existem ainda algumas outras lojas que eu gosto, Camieu e Pimkie, também tem coisas legais com preços acessíveis. A Camieu frequentemente  tem preços pra blusinhas básicas bem bons. 

Com relação a cosméticos, maquiagens tem uma loja em que os preços são ÓTIMOS!!  É a SAGA, ela fica no começo da rua da C&A,  quase em frente a Sephora. Lá vocês encontram maquiagens com ótimos preços, como sombras individuais da L’Oreal por 5 euros, ou esmaltes da L’Oreal pelo mesmo valor e também outras marcas com preços bem interessantes. Eu gosto bastante de lá. Acho que sempre é um lugar que se deve ir quando se quer comprar maquiagem, dificilmente encontraremos preços menores do que ela oferece para as marcas que ela vende.

Falando em maquiagem, óbvio que não posso deixar de falara da Sephora. Eu gosto bastante da Sephora, porque é uma loja agradável “cheirosa”, podemos ver os perfumes, as maquiagens de várias marcas ( Chanel, Yves Saint- Laurent, Clinique, Clarins, Naked....), mas os preços dela não são baratos nem caros.... são os preços normais. Ela é uma loja que vale a pena pela variedade que ela oferece, tanto de perfumes como de maquiagens. 

A Sephora também tem a sua própria linha de produtos que envolvem maquiagem, esmaltes, acessórios para maquiagens, alguns cremes.... eu gosto, mas as vezes prefiro ir na Saga ver se pelo preço que estão pedindo pela maquiagem da marca da Sephora eu não encontro uma marca mais legalzinha.

As pessoas no Brasil as vezes me perguntam pelos preços de perfumes aqui, se valem a pena, eu digo que não. Convertendo eles ficam na mesma média de preço do Brasil. Eu sempre digo que o que vale mesmo é ir para os free shops de Rivera e Rio Branco no Uruguai. 

As marcas de perfume no fim do ano, fazem uns “cofres”, conjuntos de perfume mais um creme corporal, ou uma nécessaire, etc e isso sim, as vezes vale a pena. 

Só uma coisa não gosto da marca Sephora, os esmaltes, não vale a pena. Eles são grossos e ficam mais grossos ainda bem rápido. Eu acho que vale a pena investir em um esmalte de qualidade (revelon, L’Oreal porque eles vÃo durar, eu tenho um da Revelon que deve ter, tranquilamente, uns 10 anos e continua ótimo, pinta super bem e dura na unha). 

Eu só esqueci de dizer duas coisas que acho que podem ser importantes, para numeração de calçados aqui na França, você deve contar 2 números a mais do que você usa no Brasil e para roupa – calças mais especificamente – normalmente é uma numeração menor do que do Brasil.

Ahhhh, mas eu ia esquecendo  de falar uma das coisas mais importantes sobre “compras”: Les Soldes!! Época de liquidação que acontece na França, duas vezes no ano. Como tudo que é francês, ele é regulamentado. As datas são determinadas pelo governo. A próxima época de solde será em janeiro. Eles acontecem em janeiro e maio (mais ou menos) e as lojas tem o direito de fazer mais uma “destockage”(que é uma queima de estoque) e um solde à mais do que os dois períodos. 

Boas compras!!!

---

História de Nantes por fotos:

Em 1857, a prolongação da linha férrea Orléans-Nantes em direção à Saint-Nazaire obriga os trens a atravessar a cidade, seguindo o cais. É o tramway - linha 1 - que, hoje, faz esse etinerário. 

Fonte das fotos:
Livro: Retour à Nantes
Autor: Daniel Quesney
Editora: Les Beaux Jours
Foto: "Quai de la Fosse", páginas 32 e 33
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário