Translate

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Parlez-vous français?



O francês não é uma língua fácil. Se você está com interesse em estudá-la é preciso deixar isso claro. Como consolo, pense que os chineses, japoneses, poloneses, russos que também resolvem estudar o idioma francês tem um pouco mais de dificuldade que a gente.

A língua francesa tem uma estrutura muito parecida com o português, seja com relação à estruturação de frases – sujeito/verbo/complemento; pela questão “1 regra = 15 exceções” ou também algumas palavras com a mesma raíz. 

Mas aprender um novo idioma é sempre enriquecedor, abre portas e possibilidade incríveis. Não só te permite conhecer novos lugares como também te dá acesso a detalhes culturais, como por exemplo a possibilidade de ler um clássico na sua língua de origem. Por mais bem feita que tenha sido a tradução, nunca o original será como a versão traduzida. Com todo respeito aos tradutores, já que tenho uma amiga muito querida que é tradutora e não tenho dúvida da capacidade e empenho desses profissionais.

Caso você tenha interesse em vir para Nantes para estudar francês, existem algumas opções,  uma das mais conhecidas é o IRFFLE, ligado a faculdade de letras da Universidade de Nantes.

É um ótimo curso, com carga horária de 18 horas semanais e uma boa estrutura. Eu estudei lá e adorei. Lembro claramente que, após a primeira semana de aula que o meu francês “evoluiu”, foi uma evolução mínima, mas foi quando eu comecei a ter coragem de ter diálogos em francês, quando eu comecei a prestar atenção à televisão para tentar entender o que passava, comecei a ler jornais... enfim, digo isso pra salientar como 18 horas semanais de estudo fazem a diferença. Claro, eu já estava aqui a 4 meses e tinha feito um curso bem básico que era 2x por semana e algumas aulas particulares.
Infelizmente, por conta da carga horária do IRFFLE, fica difícil ter um trabalho fixo, porque a carga horária não é fixa – só manhã ou só tarde.... tem dias que você tem aula só pela manhã e no fim da tarde, outros que você tem aula o dia todo, outro que você só tem a tarde ou só pela manhã.

O instituto conta também com um curso noturno, 2 vezes na semana, das 19hs às 20:30. Mas sobre esse eu tenho não tenho muito o que falar porque não o conheço.
É possível fazer a pré- inscrição no IRFFLE do Brasil, a reserva da vaga. Acessa este site aqui e preenche o formulário. Envie o mesmo com o dossier completo (curriculum vitae, certidão de nascimento e histórico do 2º grau – tudo traduzido para o francês, bien sûr!!). 

Eu tenho uma “informante” no IRFFLE, que me disse que a pré-inscrição para o próximo semestre vai até novembro, assim, caso tenha interesse, tem que se agilizar.  Isso é outra coisa, a pré-inscrição é bem antes do começo do semestre. Se o semestre começa em setembro, a pré-inscrição deve ser feita até maio ou junho, de  2 a 3 meses de antecedência.

Mas, mesmo que esteja aqui fazendo o curso ou no Brasil pensando ou estudando francês, sempre é legal saber de algumas coisinhas que podem nos ajudar. 

Se você está aqui, saiba que existe um canal de televisão que se chama “TV 5 Monde”,( não digo qual é o número do canal porque isso vai depender se é tv aberta ou por assinatura e por qual cia), que é um canal para os países franco fônicos – França, Bélgica e Suiça e por isso ele tem uma narrativa mais lenta, para ser mais compreensível. O  canal também tem uma proposta um pouco didática, inclusive eles oferecem alguns “cursinhos” e testes.

Achei bem interessante e resolvi dividir isso com vocês porque eu sei que tudo soma quando estamos aqui sem entender se o programa que se está assistindo a pessoa está levando o cachorro no veterinário ou indo vender o carro (fato verídico que passamos eu e meu marido hehehhehe).

Olha que legal o vídeo de apresentação deles:


Vocês podem curtir a página deles no facebook, clique aqui para o link!

Clica aqui para ter acesso à pagina do "Ensigner le français avec TV5 monde". É muito legal a proposta deles.  Mas o curso mesmo de francês, inclusive dividido por níveis (A1, A2, B1...) é neste link aqui!

Eu achei uns vídeos, ainda na página do canal, de um professor de francês que explica particularidades e tira dúvidas sobre a língua francesa - estilo o nosso professor Pasquale - deixo o endereço do site aqui, se vocês quiserem visitar, Clica aqui! Tem esse vídeo que eu linquei e vários outros.
 
Eu curti uma página no Facebook que se chama Langue Française RFI - clica aqui para a página do FB - eles tem um exercícios bem legais, principalmente no que se refere à escuta. Eu tenho compartilhado algumas coisas na página do Facebook Morando em Nantes. Já curtiu ela lá??? Curte, sempre que der vou tentar colocar informações sobre a cidade, sobre a língua francesa e fatos interessantes e/ou relevantes. 

Ahhh... já estava esquecendo, valeu "informante" Mariana, pela ajuda nas informações sobre pré-reserva do IRFFLE à distância :)



Mudando de assunto...

Hoje um francês ou melhor, uma francesa me perguntou se eu e o meu marido, apesar de algumas dificuldades de adaptação, distância da família e etc, nos arrependemos de ter vindo, eu disse que faria tudo de novo mais 10x!! Mas, toda a vez que alguém me pergunta se eu me arrependo eu lembro da música "Je ne regrette rien". Acho que esse verso, hoje, é feito para mim!

Assim, em "homenagem" ao episódio que me fez lembrar desse ícone da cultura francesa e também aos 50 anos da morte sua morte, eu finalizo este post com a música em questão.

Merci ma chère Edith, Merci!!! 




--
História de Nantes por fotos

Prolongada em direção oeste, pelas ruas du Calvaire e Copernic,  na direção leste pelas ruas Trois-Croissants e Fénelon, essa rua constitui uma das principais vias do centro da cidade. A igreja, erguida no século XIX por Jean-Baptiste-Antoine Lassus, aluno de Viollet-le-Duc et labrouste, foi classificada como primeiro projeto néo-gótico da França. 


 Fonte das fotos:
Livro: Retour à Nantes
Autor: Daniel Quesney
Editora: Les Beaux Jours
Foto: Rue de Feltre au niveau de l'église Saint-Nicolas - pgs 58 e 59.

Um comentário:

  1. Ola, nao sei se voce ainda mante o blog ativo.

    Lendo algumas postagens suas, vi que voce e sua familia voltaram ao Brasil.

    Minha esposa e eu estamos tendo a oportunidade de estarmos indo morar em Nantes por alguns anos, para que ela faça seu mestrado.

    E estou com muitas duvidas, desde o mais simples como o fato de eu nao falar nada de frances, ate mesmo a estudos e trabalho... ficaria muito agradecido de se alguma maneira voce pudesse nos ajudar com algumas informaçoes nestes topicos...

    Excelente Blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir